11 de jun. de 2008

Sobre Vinhos

Vinhos Autralianos

Saiba mais sobre os deliciosos vinhos da Austrália A Austrália está produzindo sofisticados vinhos e hoje é o 4º maior exportador de vinhos, perdendo somente para Itália, França e Espanha.

A história dos vinhos australianos teve inicio em 1836, quando os ingleses se instalaram perto da cidade de Adelaide, no Vale Barossa. Durante mais de cem anos os vinhos australianos produzidos eram fortes e doces, além de vinho do porto, que eram destinados ao mercado inglês. Nos anos 60 houve um grande avanço tecnológico na produção de vinhos no país, que começou a produzir e exportar vinhos de excelente qualidade, produzidos com ingredientes nobres.

O vinho Shiraz é feito da uva que leva o mesmo nome. O Shiraz australiano é considerado o melhor do mundo e acabou se tornando um símbolo de vinho australiano. A uva Shiraz era cultivada originalmente no Irã, antiga Pérsia. As uvas forma levadas à França e mais tarde chegaram a Austrália, onde se adaptaram bem ao solo e clima.

Maior parte da produção dos vinhos é feita nos estados de New South Wales, South Austrália, Victoria e Western Austrália. Muitos vinhedos possuem visitação às adegas e a possibilidade de provar os vinhos na porta das vinícolas.

A sedução pelo vinho - part II
(Programa “Comentário geral” – TV E)

(cont. da postagem do dia 25/05/2008)

Olfato – Libere a imaginação e inspire. Os aromas evoluirão à medida que você o aprecie, pois seus diversos componentes se volatilizam em tempos diferentes. Procure associar os aromas a sensações boas que você conhece - como um ABRAÇO prolongado.
Paladar - Ao sorver o primeiro gole, você terá a confirmação de tudo que já sentiu – da sensação de doçura percebida na ponta da língua à acidez provocada pela maior salivação. As nuances de aromas se transformam à medida que apreciamos o líquido, sentindo-o em toda sua extensão. Notam-se sua consistência, fluidez e temperatura - é como um BEIJO sonhado.
Se possível, varie o tipo de vinho de acordo com o prato: espumante vinho branco e finalmente o tinto lhe proporcionarão diferentes sensações - do amouse-bouche ao prato principal. Distribua suas emoções num prazer crescente – como aquela RELAÇÃO inesquecível.
O resto é com você!

Nenhum comentário: