21 de mai. de 2008

Vinhos Portugueses


Portugal

Portugal é um país de longa tradição vinícola, iniciando sua história com a implantação da vinicultura pelos romanos, muitos séculos atrás.

A vitivinicultura portuguesa demorou a evoluir tecnologicamente e, por muito tempo, produziu poucos vinhos de alta qualidade. Nas últimas duas décadas, como conseqüência do importante desenvolvimento econômico, político e social do país, a vitivinicultura portuguesa experimentou grande evolução, particularmente no campo tecnológico.

Fato importante é que essa modernização foi realizada sem descartar os aspectos tradicionais positivos, como por exemplo, a utilização de variedades de uvas autóctones e tradicionais. Com ajuda da tecnologia, essas castas, que antes originavam vinhos de qualidade inferior, passaram a dar grandes vinhos, aperfeiçoando suas características ímpares.

Portugal enfrenta a globalização de estilos e preferências de consumo investindo na preservação das características e tradições dos bons vinhos portugueses.

Nos últimos anos, com a instalação do Mercado Comum Europeu, o vinho português ampliou sua busca por qualidade e visibilidade internacional, conquistando uma posição merecida pela qualidade e diversidade de seus vinhos.

Diversos enólogos portugueses despontam como artistas no cenário mundial, com vários rótulos Top ganhando prestígio internacional e ocupando um merecido espaço reservado às estrelas.

Recentes mudanças na regulamentação impulsionaram novo valor aos Vinhos Regionais, situados entre os vinhos básicos e os classificados, que apresentam uma ótima relação custo-benefício, tornando-se cada vez mais competitivos pela associação com a personalidade marcante dos vinhos

3 comentários:

Anônimo disse...

Já experimentarm Vinho Do Porto??
Huuummm, têm que vir cá experimentar!
ehehe

Bjs & Abraço

Anônimo disse...

Nós, particularmente, gostamos dos vinhos do Douro e do Alentejo.
Castas como Touriga Nacional, Aragonés e Trincadeira, fazem parte de nosso dia a dia.
Adoramos.
Aliás, adoramos esse espaço de vinhos misturados a poesias e, principalmente, a cama. rsrsrs...
Beijos úmidos de Pera Manca.
Fê e Teo

Casal SexyRabbits disse...

Isso porque nunca provaram vinho do Dão só pode :P
(estou a puxar brasa a minha sardinha pois sou da zona demarcada do dão e é um excelente vinho para acompanhar uma boa carne. Um vinho encorpado e que deixa um trago sempre bom no palato.

Abreijos